terça-feira, 7 de maio de 2013

Repressão policial calou o samba!

Sábado passado (04/05/2013), a Praça São Salvador , Laranjeiras, reviveu momentos de um passado sombrio, à época da ditadura e repressão policial!
Um grupo de policiais, armados de cassetetes e pistolas de choque elétrico, interrompeu e impediu a realização do samba que há 4 anos acontece no local.

A praça São Salvador, virou um ponto de encontro e referência para gente de toda a cidade. As pessoas ficam até tarde, independentemente da realização de qualquer atividade musical ou cultural.
As conversas rolam até de madrugada, tem sempre uma multidão num fenômeno social semelhante ao que aconteceu no "Baixo Gávea". Em outras palavras, "está na moda" ir até a Praça São Salvador.
Todas as noites, com ou sem evento cultural, a Praça borbulha, muita gente, muita conversa.
Tem gente que atravessa a madrugada na Praça, e que certamente incomoda  aos moradores que necessitam descansar.

Nós do BATUQUE NO CORETO, somos "Artistas de Rua" que promovemos um encontro de amigos, para cantar e tocar samba. Encerramos nossas atividades rigorosamente as 22 h...sempre!
Nos reunimos na Praça há 4 anos sempre respeitando o horário limite e inclusive solicitamos que ninguém continue a tocar qualquer instrumento musical após este horário.

Agora não podemos calar a voz das pessoas, como impedir que conversem após as 22 h? 

   Não somos a fonte geradora do vozerio...ele acontece todos os dias!!!
Fomos ameaçados ostensivamente pela força policial, nosso grupo que é formado em sua maioria por gente com mais de 50 anos de idade, trabalhadores fomos tratados como marginais de alta periculosidade, reprimidos por policiais armados!!!
O que é isto??
Qual seria o próximo passo...prender todas as pessoas que ficam conversando na Praça???
Temos todo o direito de nos reunir na Praça São Salvador, a nossa "Carta Magna", a Constituição Federal, nos garante esse direito.

Artigo 5 .....XVI         ¨"Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos e públicos, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente."
Que as sombras da ditadura militar fiquem para sempre sepultadas no passado....!!!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário